O TURISMO E SEU DESEMPENHO DURANTE O ANO DE 2023 A NÍVEL NACIONAL
Turismo cria mais de 23,5 mil empregos formais em novembro, 13,5% a mais do que em outubro. O setor de Alojamento e Alimentação foi o que mais empregou no mês, com a criação de 14.904 vagas. Mês a mês, o turismo brasileiro vem colhendo bons resultados. Em novembro, o setor foi responsável pela criação de 23.521 vagas formais de emprego. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28.12) pelo Ministério do Turismo com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“O Turismo é potente e contribui enormemente com o desenvolvimento da economia brasileira, com a sua capacidade de criar empregos, gerar renda e promover a inclusão. Em 2024, seguimos trabalhando para colocar o Brasil onde ele merece estar: entre os primeiros lugares do turismo mundial”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino. Entre os segmentos que mais geraram empregos no período, o de alojamento e alimentação se destacou, com a criação de 14.904 vagas formais. Em segundo lugar, estão atividades de organização e eventos, com 3.625 empregos. Locação de Meios de Transporte sem Condutor e Artes, Cultura e Esporte e Recreação vêm em seguida com 1.781 e 1.585 vagas formais criadas, respectivamente.
O segmento de transportes de passageiros, que reúne o aéreo, aquaviário, terrestre, trens turísticos, além de agências de viagens, responde por 1.626 novos empregos formais. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu em novembro 92.620 novos profissionais. NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.
Consideramos positivo, diz o presidente do sindicato dos empregados no comércio hoteleiro, restaurantes, bares e similares do estado do Amazonas - Sindechrsam, apesar de para o Amazonas esse desempenho não ter grandes reflexos por diversos motivos, entre outros, a grande seca no Amazonas afetando drasticamente os rios, que é o principal meio de transporte do Amazon
as, considerando que o maior atrativo do turismo na região é o turismo ecológico. Mesmo assim, tivemos bons resultados principalmente nos hotéis da região urbana.